sábado, 14 de novembro de 2009

A hipocrisia do "Primeiro" Mundo

Um século depois...

Eu tenho um alguns projetos "secretos" a caminho e um deles envolve conversar muuuuuito com pessoas de outras países, e pela infeliz coincidência, a maioria são pessoas de países de "Primeiro" mundo (como um deles se autodenominou, e nem preciso dizer que foi um estadunidense, certo!?)
Okay, essa não foi a primeira nem segunda vez que ouvi um mal informado do "Primeiro" mundo dizer que os países do Terceiro mundo tem governos corruptos, as pessoas passam fome, não tem energia, água encanada, e moram, pobrecitas, em uma casa de um quarto. Oh e nem tem carros pra irem à escola, isso quando vão.
Eu respondi ao email dessa pessoa Primeiro Mundista e resolvi colocar um esboço da minha resposta aqui. Então: ENJOY!

O "ponto de vista de uma garota terceiromundista".
As pessoas sempre escutam SOBRE nós, mas quase nunca DE nós. Os pontos que essa pessoa
trouxe (que me enviou o email sobre o 3o Mundo) é muito interessante. Ela levanta questionamentos importantes sobre o que realmente importa. E o que chamou minha atenção foi a hipocrisia contra o qual o texto luta (ela fala sobre os americanos ficarem horrorizados com a pobreza dos coitados terceiromundistas, mas nao fazerem nada pra ajudar), ao mesmo tempo em que faz o mesmo sem notar. Talvez seja só uma questão de "ressignificação".

Para começar, tenho que dizer que ODEIO quando as pessoas nos chamam de "País de 3o mundo". Essa expressão foi usada durante a Guerra Fria e caiu em desuso desde a queda do Muro de Berlim. Atualmente o nome apropriado seria "país em desenvolvimento" e nem esse é um termo confiável, afinal por quais princípios podemos dizer que esse ou aquele país é desenvolvido ou não? Pelos princípios estabelecidos por aqueles que exploraram o então chamado "Terceiro Mundo" e que apenas lhes deu a liberdade pois era interessante ao desenvolvimento do capitalismo?

Não vejo qual o problema em uma família morando em um cômodo, sem internet, sem roupas de marca... O fato é que o tamanho da sua casa não importa quando comparada com o tamanho do seu coração. Como uma vez li em um artigo: "quanto maior o desenvolvimento tecnológico de um país, mais triste é seu povo". E isso é muuuuuuuito verdade. Nós, a classe média, não conseguimos mais viver sem internet, celular, eletricidade... Não sabemos mais apreciar as pequenas coisas. E isso é muito triste!

Em segundo lugar, eu ODEIO quando pessoas dizem coisas do tipo: "nos países de terceiro mundo, as pessoas não tem casas ou comida". Como se em seus próprios países não houvessem pessoas sem lugar para morar ou comida. Sempre vemos esse tipo de coisas em filmes e programas de TV, e nem adianta dizer: "é só um filme!" pois sabemos que não é. Então, antes de preocupar com as pessoas do "terceiro mundo", por que não se preocupa com aqueles que estão em seu próprio quintal, que talvez até tenham um lugar para morar mas não tem um LAR. Que talvez até tenham comida para alimentar-se, mas não conseguem satisfazer sua fome de AMOR.

Uma vez li num livro do Lucado a seguinte história:

"Um pastor americano encontrou um pastor africano e disse: 'Irmão, nossa congregação ora por sua pobreza'. Então, o pastor africano respondeu: 'E nós oramos por sua riqueza'".

O mundo onde vivemos está como está por que as pessoas não sabem mais como amar. Elas têm medo de demonstrar amor e mostrar que precisam de amor. Assim, elas buscam riquezas e status para tentar preencher o vazio que sentem pela falta do amor.

E assim terminou o email (com algumas coisinhas a mais, irrelevantes para este blog)
Espero que tenham entendido o que eu quero dizer!

L.O.V.E. - do it with love ;)

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Videos q me fazem sorrir =)

Eu amo esses videozinhos toscos que Claire me mandou, oiu

Banana Phone

http://img72.imageshack.us/img72/9623/bananafonexw8.swf

Telefone de Banana? ¬¬¬ E o que um bando de gambá tem haver com isso?

Lalala
http://www.imbecircanalfa.br2.net/lalala.swf
[:o] no coments ¬¬"

Pirates \[8)]>
http://img247.imageshack.us/img247/9971/youareapirate5xb.swf
Este é o melhor de todos. Me dá vontade de dançaaaaaaaaaaaaaaar \o\/o/\o\/o/
'Cause I'm a pirate \o/

A Cançao da Lhama [:p]
http://www.albinoblacksheep.com/flash/llama

A Cançao da Lhama versao LOST (ou cançao do Sawyer [:D])
http://www.albinoblacksheep.com/flash/sawyer

Estes aqui nao foram Claire, mas tambem sao legais XD

Earl Okin
http://br.youtube.com/watch?v=KFlFqjweuBU
[:o]

Porco-aranha [:p]
http://br.youtube.com/watch?v=-7jCl4vKrzI


Robôs! Quando estiver entediado, cansado de falar com aquele povo que sempre fala a mesma coisa, entra nestes sites aki e fale com o Ed ou com a Jenny (prefiro o Ed!)

Ed
http://www.inbot.com.br/ed/popup.htm

Jenny
http://juan.vhost.pandorabots.com/pandora/talk?botid=9bad06ec0e354e46


E por fim... Quer ser um Simpson?
http://simpsonizeme.com/#
recomendaçao do site da Jules [;)]



Acho que ta bom de besteiras ne!? =p

domingo, 8 de julho de 2007

A esperança das coisas que se esperam

Hoje eu tava dando uma de terapeuta com um amigo (hihih, é tu aí mesmo. E pode mandar o cheque da consulta que to esperando! =p). Por coincidencia (ou nao!?) eu havia preparado este post previamente e deixado pra completar depois. E aqui eu continuo a linha de pensamento: "A Corrente do Bem" =)

Estava pensando... como algumas pessoas conseguem se recuperar de uma perda com tanta facilidade? Quando digo perda, nao é so quando alguem morre. Perder uma amizade porque a pessoa foi morar longe, ou entao porque disse algo que a magoou. Ou perder a chance de dizer algo importante para uma pessoa quando ela mais precisa, ou até mesmo perdas materiais: um carro, ou a borracha que usamos ha tanto tempo e gostamos tanto.

O tempo que uma pessoa leva pra se recuperar de uma perda nao tem nada a ver com seu nivel de fé. O processo de assimilaçao é unico e individual, não há como determinar um tempo certo para todos. Porem, o processo é mais rapido quando a pessoa decide nao permitir que a dor tome conta de sua vida. Aqueles que costumam tratar a dor como um bichinho de estimaçao acabam por perder a perspectiva, e com isso os sonhos desaparecem, o coraçao endurece, e a pessoa morre antes mesmo de ter morrido.

Abraçar a dor e aprecia-la é uma atitude necessaria para que a cura aconteça. Mas por um momento apenas. Depois o melhor mesmo é descarta-la! É vital entrar no processo de se lamentar, desde que seja com a determinaçao de um dia terminar com isso e nao deixar que ele dure mais que o necessario.

Olhar para o passado e para o futuro: refletir saudavelmente na dor e deliberar expectativas da esperança que certamente virá. Essas sao duas perspectivas fundamentais para o processo. A resoluçao de fazer das lutas diarias um caminho que nos leva a um futuro melhor nos dá a sensaçao de que é possivel dominar as circunstacias, o que de outra forma poderia nos oprimir.

Tomar uma atitude diante das tribulaçoes de hoje nos permite buscar esperança nas promessas de Deus pra nossas vidas, enquanto caminhamos rumo a um amanha mais claro.

"E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado"
Romanos 5:3-5



Pessoas que passam por tragedias tem dificuldade em ir alem da dor. Elas nao tem a habilidade de enxergar esperança e por isso precisam da perspectiva saudavel daqueles que os ama.
O mundo de hoje está cheio de tragedias e dores. E quanto maior a dor, mais duro ser torna o coraçao, mais pessoas se tornam fechadas em si mesmas, desesperançadas e egoistas, e assim, mais guerras acontecem, mais assassinatos...

Pensamos que a soluçao do mundo é acabar com a fome e prender todos os bandidos. Mas talvez o que as pessoas realmente precisam é de alguem que lhes conte sobre os tempos passados, quando Deus demonstrou sua fidelidade. Talvez dependam da imaginaçao dos outros para visualizar um futuro alem da dor.

Por isso, antes de virar as costas ou fazer cara feia pra aquele amigo que precisa tanto falar com você, pergunte-se: será que está pessoa esta carregando um fardo de lamento? Será que ela precisa de ajuda para adquirir perspectiva acerca da vida, do mundo e de Deus? É possivel que com seu olhar sadio a respeito do passado e uma visao otimista do futuro, você possa ajuda-la a ver a esperança alem desse tempo de sofrimento. E quando chegar o momento de você precisar de alguma perspectiva, essa pessoa estará pronta pra te recompensar pelo trabalho que você fez com ela. Talvez essa seja a esperança de um mundo melhor!

Baseado no artigo de: Charles R. Swindoll, para a revista Christianity Today.

domingo, 1 de julho de 2007

Kelly Clarkson e o frio do My December

To ouvindo o cd novo da Kelly.
"My December"
Sinceramente?
Tao frio qnto a ideia q voce possa ter do mes de Dezembro (claro, no Hemisferio Norte, onde tem Papai Noel, neve e etc)
Ou seja:
Nao to gostando!
Parece q ela tentou unir o album Thankful com o Breakaway.
Nos dois ela se saiu otima mas neste novo, ficou meio confuso, tanto pq os estilos sao bem diferentes.
E cade as musicas q ela estava promovendo em turne: GO! (ta certo q era promo de um carro ai, mas bem q podia entrar numa versao completa), Don't (estava "doida" pra ouvir a versao de estudio dessa musica, sem akele grito do povo durante o show. A letra é muito bonita), e outras. So vi "Yeah!" e "Maybe", q nao sao nada perto das q citei inicialmente =/

Se eu vou deixar de ouvir por isso?
Claro q nao!
Afinal é Kelly Clarkson!!!
Mas creio q vou demorar um tempo pra me acostumar,
o suficiente pra aprender as letras =p

To terminando de baixar o novo da Mandy Moore, dai poderei escutar e fazer um comparativo da evoluçao das duas. Acho q vai ser meio dificil compara-las, mas tudo bem, vou tentar.

sábado, 30 de junho de 2007

O Tradutor de Deus - by Max Lucado

Houveram algumas ocasiões no Brasil em que me prestei como tradutor de um falante da lingua inglesa. Ele se colocava diante da platéia, equipado com sua mensagem. Eu me colocava ao seu lado, equipado do idioma. Meu trabalho era levar a historia para os ouvintes. Fiz o meu melhor para permitir que suas palavras fossem ditas atraves de mim. Eu nao era livre para embelezar ou subtrair. Quando o pregador gesticulava, eu gesticulava. Se seu tom de voz aumentava, o meu tambem. Quando ele ficava quieto, eu tambem ficava.
Quando esteve sobre a terra, Jesus estava "traduzindo" Deus a todo momento. Quando Deus esbravejava, Jesus esbravejava. Quando Deus gesticulava, Jesus gesticulava. Ele estava em tal sincronia com o Pai que ele pode declarar "Eu estou no Pai, e o Pai está em mim" (Joao 14:11). Era como se ele ouvisse algo que os outros ignoravam.
Testemunhei algo similar uma vez no aviao. Estava ouvindo ataques de risos. O voo esta turbulento, uma situaçao dificil de manter o bom humor. Mas uma pessoa atras de mim estava gargalhando. Ninguem mais sorria, apenas ele. Finalmente me virei para ver o que era tao engraçado. Ele estava com fones de ouvido, aparentemente ouvindo um comediante. Porque ele podia ouvir ao que eu nao podia, ele agia de modo diferente de mim.
O mesmo é verdadeiro com Jesus. Porque ele podia ouvir o que os outros nao podiam, ele agia de modo diferente deles. Lembra-se quando todos estavam incomodados com o homem que nascera cego? Jesus nao estava. De algum modo ele sabia que a cegueira revelaria o poder de Deus (Joao 9:3).
Lembra-se quando todos estavam consternados com a doença de Lazaro? Jesus nao estava. Ao inves de correr para o lado de seu amigo, ele disse: "Esta doença nao levará a morte. Ela é para a gloria de Deus, para trazer gloria ao filho de Deus" (Joao 11:4). Era como se Jesus pudesse ouvir o que ninguem mais podia. Como um relacionamento pode ser mais intimo? Jesus nao quebrou a comunhao com seu pai. Voce nao acha que o Pai deseja o mesmo para nós? Certamente. Paulo afirma que fomos predestinados a sermos conforme a imagem de seu Filho" (Romanos 8:29).
Deixe-me lembra-lo: Deus te ama do jeito que você é, mas ele se recusa a deixa-lo como esta. Ele quer que voce seja simplesmente como Jesus. Deus deseja que haja com voce a mesma intimidade que Ele tem com o seu filho.


Fragmento extraido do livro "Simplesmente como Jesus", de Max Lucado.

Consulta ao Arquiteto

Traduçao do texto de Charles R. Swindoll, "Let’s Consult the Architect".

Uma das mais belas marcas planejadas sao os planos de Deus para o casamento. Estabelecido antes mesmo que houvesse pecado no mundo, o casamento ilustra o planejamento perfeito de Deus quanto aos relacionamentos. Podemos perceber em Deus três maneiras de viver esse maravilhoso mandamento chamado casamento. Baseando-se em Proverbios 24:3-4, temos:

Pela sabedoria a casa é edificada, e pelo entendimento ela é estabelecida; e pelo conhecimento os comodos sao cheios de toda forma de riquezas agradaveis e preciosas.

Os fundamentos de Deus para o casamento sao simples: sabedoria, entendimento e conhecimento.

"Pela sabedoria a casa é edificada..." Primeiro vamos colocar a base. A palavra "edificar" vem da palavra Hebraica que significa "restaurar". É a mesma palavra que Deus usa quando ele toma a costela de Adao e transforma na mulher. Deus diz é preciso sabedoria para construir esse tipo de casa. Sabedoria significa essencialmente "ver com discernimento". É a idéia de ver a imagem ampla de algo. Quando você decide ver mais alem ao inves dos pequenos detalhes, você constrói uma forte fundiçao.

"Pelo entendimento uma casa é estabelecida..." Estabelecer em Hebraico siginifica ajustar algo que está desordenado ou levantar algo que estava caido. Se sabedoria é ver com discernimento, entao esta segunda parte responde ao que voce vê instrospectivamente. Como voce pode fazer isso? Com entendimento. Em outras palavras, uma atitude irritante que eu normalmente tomaria como algo pessoal, passarei a nao ver mais dessa forma. Um conflito que atrapalha meus planos nao me irritará se eu tiver sabedoria e entendimento. Verei as coisas da forma que Deus as vê, como boa ou necessaria para esse momento.

"Pelo conhecimento os comodos sao cheios de toda forma de riquezas agradaveis e preciosas". Conhecimento implica "percepçao". Ele carrega consigo uma simpatia pelo aprendizado. Enquanto cresço em conhecimento quanto a minha esposa, cresço em minha percepçao sobre ela. Com minhas açoes eu digo: estou ouvindo. Estou aprendendo. Estou aberto. Conhecimento, quando combinado com sabedoria e entendimento, como o Provérbio anuncia, enche sua casa das mais preciosas e agradaveis riquezas. O que isso significa? Significa que seu relacionamento será preenchido com as coisas que nao queimam se um incêndio começar. Os homens se voltaram para o outro caminho! Muitos sao levados a pensar, "Tudo que precisamos, querida, é de mais coisas". Mas a miseria so aumenta enquanto nossos quartos permanecem vazios das riquezas de Deus.

Deus diz "Pela sabedoria isso pode ser restaurado. Pelo entendimento isso pode ser endireitado. Pelo conhecimento esses quartos podem ter a moveis de qualidade que nunca queimam". Agora, antes que você passe este artigo a seu conjuge com as instruçoes, "Aqui querido (a), leia como voce deveria ser", lembre-se que o lugar onde começar a remodelar deve ser em você. Descobri que alguem pode ser completo nas circunstancias mais dificeis se tiver sabedoria, entendimento e conhecimento, ou se estiver trabalhando com esse fim. Mas tambem descobri individuos que tem uma estrutura interior perfeita para ter um lar feliz mas carecem de sabedoria, conhecimento e entendimento, e sao miseraveis. É marcante.

Peça ao Arquiteto que construa em voce um coraçao de sabedoria, conhecimento e entendimento em relaçao ao seu conjuge.

*no comments ^^*

quinta-feira, 14 de junho de 2007

HOJE EU FAREI A DIFERENÇA

Meu primeiro post no Blogger \o/



Tem tanto email interessante na minha caixa postal que nem sabia por onde começar. Dai escolhi aleatoriamente (claro, depois dos varios links do Boundless Magazine nao ter funcionado), e acabei chegando a este email do Lucado: "Today I will make a difference". É como uma oraçao, extraida do livro Shaped by God, lançado em 2002.



"Hoje eu farei a diferença. Começarei controlando meus pensamentos. Uma pessoa é o produto de seus pensamentos. Quero ser feliz e esperançoso. Me recuso a ser vitimado pelas circunstâncias. Não deixarei que inconveniências como ... os semáforos, as longas filas, e o tráfego engarrafado serem meus senhores. Evitarei o negativismo e a fofoca. Otimismo será minha companhia, e vitória será minha marca. Hoje farei a diferença. Serei grato pelas vinte e quatro horas que se passaram. O tempo é uma mercadoria preciosa. Me recuso a permitir que o pouco tempo que tenho seja contaminado pela autopiedade, ansiedade ou tédio. Enfrentarei este dia com a alegria de uma criança e a coragem de um gigante. Beberei cada minuto como se fosse o ultimo. Quando o amanhã vier, hoje terá acabado para sempre. Enquanto ele existir, aproveitarei para amar e me doar. Hoje farei a diferença. Nao deixarei que as falhas do passado me assombrem. Mesmo que minha vida esteja marcada de erros, me recuso a vasculhar o lixo amontoado de fracassos. Vou confessá-los. Vou corrigi-los. Seguirei em frente. Vitorioso. Sem erros fatais. Não há mal em si humilhar... Vou me levantar. Não há problema em falhar... Me levantarei novamente. Hoje farei a diferença. Investirei meu tempo naqueles que me amam. Minha esposa, meus filhos, minha familia. Um homem pode dominar o mundo mas ser pobre da necessidade de amor. Um homem nao pode ter nada e ainda assim ser saudavel em relacionamentos. Hoje investirei ao menos cinco minutos com pessoas significantes para mim. Cinco minutos de qualidade conversando ou abraçando ou agradecendo ou escutando. Cinco minutos indissoluveis com minha companheira, filhos, e amigos. Hoje eu farei a diferença."

Filosofia de Tariâna: "é melhor investir cinco minutos agora a ter que gastar 5 horas depois."

Mas o que quero dizer, e talvez nem precise dizer tanto, pois esta é a mesma idéia do ultimo post (eu nem tinha reparado nisso quando li a primeira vez, mas agora que estava terminando percebi que é a mesma) é que temos que fazer a diferença. Ser cristao ativo. Temos que ser influenciadores do meio, e nao os influenciados! E pra fazer a diferença temos que começar dentro de casa. De nada adianta sair as ruas pregando se voce nao tem um relacionamento familiar saudavel. De nada adianta trabalhar horas e horas na igreja se tua casa está um caos... Deus quer que "voce e sua casa sejam salvos".

Fazer a diferença é como "A Corrente do Bem". A verdadeira boa açao de um afeta um grupo, e cada membro do grupo afeta outro grupo...

Keria ter algo mais bonito a dizer. Uma frase de peso... mas nada me vêm a mente neste momento. Entao: That's all folks!
Google