sábado, 30 de junho de 2007
O Tradutor de Deus - by Max Lucado
Quando esteve sobre a terra, Jesus estava "traduzindo" Deus a todo momento. Quando Deus esbravejava, Jesus esbravejava. Quando Deus gesticulava, Jesus gesticulava. Ele estava em tal sincronia com o Pai que ele pode declarar "Eu estou no Pai, e o Pai está em mim" (Joao 14:11). Era como se ele ouvisse algo que os outros ignoravam.
Testemunhei algo similar uma vez no aviao. Estava ouvindo ataques de risos. O voo esta turbulento, uma situaçao dificil de manter o bom humor. Mas uma pessoa atras de mim estava gargalhando. Ninguem mais sorria, apenas ele. Finalmente me virei para ver o que era tao engraçado. Ele estava com fones de ouvido, aparentemente ouvindo um comediante. Porque ele podia ouvir ao que eu nao podia, ele agia de modo diferente de mim.
O mesmo é verdadeiro com Jesus. Porque ele podia ouvir o que os outros nao podiam, ele agia de modo diferente deles. Lembra-se quando todos estavam incomodados com o homem que nascera cego? Jesus nao estava. De algum modo ele sabia que a cegueira revelaria o poder de Deus (Joao 9:3).
Lembra-se quando todos estavam consternados com a doença de Lazaro? Jesus nao estava. Ao inves de correr para o lado de seu amigo, ele disse: "Esta doença nao levará a morte. Ela é para a gloria de Deus, para trazer gloria ao filho de Deus" (Joao 11:4). Era como se Jesus pudesse ouvir o que ninguem mais podia. Como um relacionamento pode ser mais intimo? Jesus nao quebrou a comunhao com seu pai. Voce nao acha que o Pai deseja o mesmo para nós? Certamente. Paulo afirma que fomos predestinados a sermos conforme a imagem de seu Filho" (Romanos 8:29).
Deixe-me lembra-lo: Deus te ama do jeito que você é, mas ele se recusa a deixa-lo como esta. Ele quer que voce seja simplesmente como Jesus. Deus deseja que haja com voce a mesma intimidade que Ele tem com o seu filho.
Fragmento extraido do livro "Simplesmente como Jesus", de Max Lucado.
Consulta ao Arquiteto
Uma das mais belas marcas planejadas sao os planos de Deus para o casamento. Estabelecido antes mesmo que houvesse pecado no mundo, o casamento ilustra o planejamento perfeito de Deus quanto aos relacionamentos. Podemos perceber em Deus três maneiras de viver esse maravilhoso mandamento chamado casamento. Baseando-se em Proverbios 24:3-4, temos:
Pela sabedoria a casa é edificada, e pelo entendimento ela é estabelecida; e pelo conhecimento os comodos sao cheios de toda forma de riquezas agradaveis e preciosas.
Os fundamentos de Deus para o casamento sao simples: sabedoria, entendimento e conhecimento.
"Pela sabedoria a casa é edificada..." Primeiro vamos colocar a base. A palavra "edificar" vem da palavra Hebraica que significa "restaurar". É a mesma palavra que Deus usa quando ele toma a costela de Adao e transforma na mulher. Deus diz é preciso sabedoria para construir esse tipo de casa. Sabedoria significa essencialmente "ver com discernimento". É a idéia de ver a imagem ampla de algo. Quando você decide ver mais alem ao inves dos pequenos detalhes, você constrói uma forte fundiçao.
"Pelo entendimento uma casa é estabelecida..." Estabelecer em Hebraico siginifica ajustar algo que está desordenado ou levantar algo que estava caido. Se sabedoria é ver com discernimento, entao esta segunda parte responde ao que voce vê instrospectivamente. Como voce pode fazer isso? Com entendimento. Em outras palavras, uma atitude irritante que eu normalmente tomaria como algo pessoal, passarei a nao ver mais dessa forma. Um conflito que atrapalha meus planos nao me irritará se eu tiver sabedoria e entendimento. Verei as coisas da forma que Deus as vê, como boa ou necessaria para esse momento.
"Pelo conhecimento os comodos sao cheios de toda forma de riquezas agradaveis e preciosas". Conhecimento implica "percepçao". Ele carrega consigo uma simpatia pelo aprendizado. Enquanto cresço em conhecimento quanto a minha esposa, cresço em minha percepçao sobre ela. Com minhas açoes eu digo: estou ouvindo. Estou aprendendo. Estou aberto. Conhecimento, quando combinado com sabedoria e entendimento, como o Provérbio anuncia, enche sua casa das mais preciosas e agradaveis riquezas. O que isso significa? Significa que seu relacionamento será preenchido com as coisas que nao queimam se um incêndio começar. Os homens se voltaram para o outro caminho! Muitos sao levados a pensar, "Tudo que precisamos, querida, é de mais coisas". Mas a miseria so aumenta enquanto nossos quartos permanecem vazios das riquezas de Deus.
Deus diz "Pela sabedoria isso pode ser restaurado. Pelo entendimento isso pode ser endireitado. Pelo conhecimento esses quartos podem ter a moveis de qualidade que nunca queimam". Agora, antes que você passe este artigo a seu conjuge com as instruçoes, "Aqui querido (a), leia como voce deveria ser", lembre-se que o lugar onde começar a remodelar deve ser em você. Descobri que alguem pode ser completo nas circunstancias mais dificeis se tiver sabedoria, entendimento e conhecimento, ou se estiver trabalhando com esse fim. Mas tambem descobri individuos que tem uma estrutura interior perfeita para ter um lar feliz mas carecem de sabedoria, conhecimento e entendimento, e sao miseraveis. É marcante.
Peça ao Arquiteto que construa em voce um coraçao de sabedoria, conhecimento e entendimento em relaçao ao seu conjuge.
*no comments ^^*
quinta-feira, 14 de junho de 2007
HOJE EU FAREI A DIFERENÇA
Tem tanto email interessante na minha caixa postal que nem sabia por onde começar. Dai escolhi aleatoriamente (claro, depois dos varios links do Boundless Magazine nao ter funcionado), e acabei chegando a este email do Lucado: "Today I will make a difference". É como uma oraçao, extraida do livro Shaped by God, lançado em 2002.
"Hoje eu farei a diferença. Começarei controlando meus pensamentos. Uma pessoa é o produto de seus pensamentos. Quero ser feliz e esperançoso. Me recuso a ser vitimado pelas circunstâncias. Não deixarei que inconveniências como ... os semáforos, as longas filas, e o tráfego engarrafado serem meus senhores. Evitarei o negativismo e a fofoca. Otimismo será minha companhia, e vitória será minha marca. Hoje farei a diferença. Serei grato pelas vinte e quatro horas que se passaram. O tempo é uma mercadoria preciosa. Me recuso a permitir que o pouco tempo que tenho seja contaminado pela autopiedade, ansiedade ou tédio. Enfrentarei este dia com a alegria de uma criança e a coragem de um gigante. Beberei cada minuto como se fosse o ultimo. Quando o amanhã vier, hoje terá acabado para sempre. Enquanto ele existir, aproveitarei para amar e me doar. Hoje farei a diferença. Nao deixarei que as falhas do passado me assombrem. Mesmo que minha vida esteja marcada de erros, me recuso a vasculhar o lixo amontoado de fracassos. Vou confessá-los. Vou corrigi-los. Seguirei em frente. Vitorioso. Sem erros fatais. Não há mal em si humilhar... Vou me levantar. Não há problema em falhar... Me levantarei novamente. Hoje farei a diferença. Investirei meu tempo naqueles que me amam. Minha esposa, meus filhos, minha familia. Um homem pode dominar o mundo mas ser pobre da necessidade de amor. Um homem nao pode ter nada e ainda assim ser saudavel em relacionamentos. Hoje investirei ao menos cinco minutos com pessoas significantes para mim. Cinco minutos de qualidade conversando ou abraçando ou agradecendo ou escutando. Cinco minutos indissoluveis com minha companheira, filhos, e amigos. Hoje eu farei a diferença."
Filosofia de Tariâna: "é melhor investir cinco minutos agora a ter que gastar 5 horas depois."
Mas o que quero dizer, e talvez nem precise dizer tanto, pois esta é a mesma idéia do ultimo post (eu nem tinha reparado nisso quando li a primeira vez, mas agora que estava terminando percebi que é a mesma) é que temos que fazer a diferença. Ser cristao ativo. Temos que ser influenciadores do meio, e nao os influenciados! E pra fazer a diferença temos que começar dentro de casa. De nada adianta sair as ruas pregando se voce nao tem um relacionamento familiar saudavel. De nada adianta trabalhar horas e horas na igreja se tua casa está um caos... Deus quer que "voce e sua casa sejam salvos".
Fazer a diferença é como "A Corrente do Bem". A verdadeira boa açao de um afeta um grupo, e cada membro do grupo afeta outro grupo...
Keria ter algo mais bonito a dizer. Uma frase de peso... mas nada me vêm a mente neste momento. Entao: That's all folks!