Eu tenho um alguns projetos "secretos" a caminho e um deles envolve conversar muuuuuito com pessoas de outras países, e pela infeliz coincidência, a maioria são pessoas de países de "Primeiro" mundo (como um deles se autodenominou, e nem preciso dizer que foi um estadunidense, certo!?)
Okay, essa não foi a primeira nem segunda vez que ouvi um mal informado do "Primeiro" mundo dizer que os países do Terceiro mundo tem governos corruptos, as pessoas passam fome, não tem energia, água encanada, e moram, pobrecitas, em uma casa de um quarto. Oh e nem tem carros pra irem à escola, isso quando vão.
Eu respondi ao email dessa pessoa Primeiro Mundista e resolvi colocar um esboço da minha resposta aqui. Então: ENJOY!
O "ponto de vista de uma garota terceiromundista".
As pessoas sempre escutam SOBRE nós, mas quase nunca DE nós. Os pontos que essa pessoa trouxe (que me enviou o email sobre o 3o Mundo) é muito interessante. Ela levanta questionamentos importantes sobre o que realmente importa. E o que chamou minha atenção foi a hipocrisia contra o qual o texto luta (ela fala sobre os americanos ficarem horrorizados com a pobreza dos coitados terceiromundistas, mas nao fazerem nada pra ajudar), ao mesmo tempo em que faz o mesmo sem notar. Talvez seja só uma questão de "ressignificação".
Para começar, tenho que dizer que ODEIO quando as pessoas nos chamam de "País de 3o mundo". Essa expressão foi usada durante a Guerra Fria e caiu em desuso desde a queda do Muro de Berlim. Atualmente o nome apropriado seria "país em desenvolvimento" e nem esse é um termo confiável, afinal por quais princípios podemos dizer que esse ou aquele país é desenvolvido ou não? Pelos princípios estabelecidos por aqueles que exploraram o então chamado "Terceiro Mundo" e que apenas lhes deu a liberdade pois era interessante ao desenvolvimento do capitalismo?
Não vejo qual o problema em uma família morando em um cômodo, sem internet, sem roupas de marca... O fato é que o tamanho da sua casa não importa quando comparada com o tamanho do seu coração. Como uma vez li em um artigo: "quanto maior o desenvolvimento tecnológico de um país, mais triste é seu povo". E isso é muuuuuuuito verdade. Nós, a classe média, não conseguimos mais viver sem internet, celular, eletricidade... Não sabemos mais apreciar as pequenas coisas. E isso é muito triste!
Em segundo lugar, eu ODEIO quando pessoas dizem coisas do tipo: "nos países de terceiro mundo, as pessoas não tem casas ou comida". Como se em seus próprios países não houvessem pessoas sem lugar para morar ou comida. Sempre vemos esse tipo de coisas em filmes e programas de TV, e nem adianta dizer: "é só um filme!" pois sabemos que não é. Então, antes de preocupar com as pessoas do "terceiro mundo", por que não se preocupa com aqueles que estão em seu próprio quintal, que talvez até tenham um lugar para morar mas não tem um LAR. Que talvez até tenham comida para alimentar-se, mas não conseguem satisfazer sua fome de AMOR.Uma vez li num livro do Lucado a seguinte história:
"Um pastor americano encontrou um pastor africano e disse: 'Irmão, nossa congregação ora por sua pobreza'. Então, o pastor africano respondeu: 'E nós oramos por sua riqueza'".
O mundo onde vivemos está como está por que as pessoas não sabem mais como amar. Elas têm medo de demonstrar amor e mostrar que precisam de amor. Assim, elas buscam riquezas e status para tentar preencher o vazio que sentem pela falta do amor.
E assim terminou o email (com algumas coisinhas a mais, irrelevantes para este blog)
Espero que tenham entendido o que eu quero dizer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário